segunda-feira, setembro 18, 2006

Minha redação no ENEM

Se vcs me permitem eu colocarei a minha redação do ENEM para que vocês tenham assim uma base de como não fazer uma redação...la vai:



TEMA: O PODER DA TRANFORMAÇÃO DA LEITURA

Todo mundo lê, inclusive você!

Houve tempos em que a civilizacão era pobre. Coitados. Nem tinham como se comunicar. As informações eram grafadas nas pedras e paredes em forma de desenhos e a notícia não percorria à todos os lugares. Talvez porquê o tempo demorava mais pra passar, mas de certo eram as informações que não podiam atravessar os olhos para alcançar a consciência daquele povo. Faltava a leitura.
Felizmente o tempo correu mais rápido e a necessidade de colher todas essas informações virou hábito em nós. Sabemos que sozinhos não somos capazes de obter sucesso em nenhuma área da vida. Precisamos de novas idéias, de propostas mais adequadas ou até mesmo de críticas construtivas. Hoje nós temos tudo isso em toneladas de livros já publicados no mundo todo. Não precisamos de passagens e passaportes para conhecer um país, pois temos imaginação. Não precisamos fazer experiências para chegar a uma conclusão, já que conseguimos interpretar textos e tranformar palavras em cenas.

Hoje somos mais ricos porquê nos aprofundamos no hábito de ler, o que era raro em outros tempos. A certeza é que nessemomento temos a felicidade de saber que a maioria está lendo. Todos os povos, todas as crianças, jovens, adultos e idosos. Inclusive você.

André Felipe Alfieri
ENEM 2006

Nenhum comentário: