quinta-feira, novembro 16, 2006


Campeonato Paulista 2007, será que vai ser legal?

Eu ainda acho que o Paulistão deveria ser com o sistema mata-mata. Os pontos corridos é justo mas não do jeito que é usado em São Paulo. Essa fórmula de disputa é sim uma boa idéia, mas apenas em campeonatos nacionais, de longa duração, podendo ser disputado em turno e returno. Mas no Paulistão o torneio é jogado em um único turno, tirando a justiça que seria feito com a aplicação dessa fórmula. Por isso eu ainda insisto que o mais ideal seria voltar nos "velhos tempos" [modo vannuci on] que estão logo ali [modo vannuci off].
Quem não se lembra do início dos anos 90. Onde o torneio era disputado em fase de grupos e depois no sistema mata-mata. Aquilo sim era um Paulistão digno de sua reputação. Os estádios sempre lotados.
O mais emocionante é que faltando 2 rodadas pra terminar, 4 times ainda estavam disputando o título (os semi-finalistas) o que será IMPOSSÍVEL no ano que vem.

Mas já que já está decidido, eu estou pronto pras previsões. Mais uma vez o São Paulo é o favorito, e o Santos não deve ser bi-campeão, a não ser que o clube invista muito em contratações. O Corinthians deverá brigar pelo título se no começo do campeonato conseguir boas vitórias. Mas o mais certo é não começar bem e terminar novamente pela zona mediana da tabela. Já o Palmeiras deverá brigar pra se manter entre os líderes durante o ínicio do campeonato, mas o maior adversário será o preparo físico. No ano de 2006 o Palmeiras começou muito bem o campeonato e era considerado campeão com metade dos jogos completados. Mas não foi o "salto alto" que tirou o titulo que o clube persegue desde 1996, e sim a falta de preparação.

Então que venha a Copa São Paulo de Futebol Junior para aquecer o Paulista que vai precisar sim de uma emoção a mais, porque o campeonato tá cada dia pior.
Veja aqui o regulamento do campeonato no site da Federação.

Nenhum comentário: