terça-feira, novembro 21, 2006

HINOS

Ultimamente o que mais se ouve na TV esportiva deve ser mesmo o hino do São Paulo. Mas qual será o hino mais bonito do Brasil?
A tradição de ouvir um hino depois do gol marcado ou na comemoração do título e porque não dizer também dias após o título, só nos fazem apaixonar-se ainda mais pelo clube tão amado que torcemos. Melhor mesmo do que um hino tocado com uma linda orquestra ao fundo é aquele que é cantado e vibrado pela torcida nos estádios. Mas qual é o mais bonito? Me respondam.
São tantos hinos bonitos que até mesmo na hora do gol do adversário, é aceito ficar saboreando a musiquinha enquanto o seu goleiro busca a bola em baixo das redes.
Cada um tem uma opinião, mas aqui vai a minha: Não existe no Brasil um estado onde tem tantos hinos bonitos como no Rio de Janeiro. Que beleza é ouvir aquele "Botafogo, Botafogo, campeão desde mil, novescentos e dez..." ou a marca registrada do Fla: "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!" com aqueles apitos ao fundo.
Têm até o Vasco com seu belo hino luso-brasileiro "Vamos todos cantar de coração..."
E o Flu: "Sou tricolor de coração, sou do clube tantas vezes campeão!"

Em São Paulo o Corinthians mostra mesmo sua vibração. O "Salve o Corinthians" deve ser a musiquinha mais cantada na cidade. Mas eu ainda acho que o hino do time deveria mudar. Chega a dar vontade de aplaudir os corinthianos quando se ouve no estádio a incrivel canção entoada pelos fieis torcedores: "Corinthians... Corinthians minha vida... Corinthians minha história... Corinthians meu amoooooooor..."
O São Paulo tem uma curiosidade. Seu hino tem 5 refrãos. Mas o curioso é que a maioria dos torcedores sãopaulinos só sabem 2 partes desse hino, ou seja, nem metade do hino do seu clube. O Santos têm um hino que foi pego de uma música. Mas toda vez que eu ouço-o, vem na minha memória um jogador: Pelé!
Já o Palmeiras têm o hino mais belo de São Paulo. Eu ainda acho que esse hino é diferenciado. É um hino que não conta só a história e os feitos que o clube pode fazer, mas ele é um dos poucos que motiva o jogador. A letra é muito sensível e quando é tocada, ela também toca o coração dos jogadores. Deveria ser a abertura de todas as preleções dos treinadores antes das partidas.

Já em Minas Gerais o Cruzeiro e Atletico fazem uma disputa muito acirrada pelo hino mais bonito do estado. O Galo forte e vingador é mesmo marcante, mas o "grande clube da cidade, dos gramados de Minas Gerais" é o grande hino do "combatido e jamais vencido" e vaidoso Cruzeiro. No sul o Grêmio têm um hino que mostra que sua colônia gaúcha é mesmo fiel e vai até onde o Grêmio estiver.

Depois de tantos comentários eu fiz uma classificação, segundo a minha opinião, dos mais belos hinos do país. Lá vai...

MAIS BELOS HINOS DO BRASIL
1º Flamengo
2º Botafogo
3º Palmeiras
4º Vasco
5º Corinthians
6º Atlético MG
7º Cruzeiro
8º São Paulo
9º Grêmio
10º Santos

e por aí vai...

VOCÊ TAMBÉM PODE COMENTAR E DAR A SUA OPINIÃO SOBRE OS HINOS BRASILEIROS. PARA ISSO VOCÊ TÊM A HONRA DE OUVIR AQUI NO BLOG SABADO DE MANHA OS HINOS DOS PRINCIPAIS CLUBES BRASILEIROS. O PLAYER SE ENCONTRA NO MENU ESQUERDO DESSA PÁGINA, LOGO ACIMA DO CONTADOR DE VISITAS.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo visto amigo, voce fez sua relaçao dos mais belos hinos do Brasil baseado de duas uma:1- PELOS TIMES QUE VOCE TORCE 2- TOTAL DESCONHECIMENTO DE MUSICA E DE HINOS PARTUCILARMENTE.

REVISTA PLACAR 2006: Maestros, torcedores e especialistas escolhidos pela revista placar:

1- Fluminense
2- Flamengo
3- America do Rio
4- corinthians
5- Fortaleza esporte clube ( Pesquise esse hino e ouça )
6- Bahia
.............ESTUDE ANTES DE DIZER ALGO...ROBERTO CARVALHO