quinta-feira, novembro 23, 2006

Sem Brasil

Mais uma vez um time brasileiro não conquistará o título da Taça Sulamericana.
A vítima dessa vez foi o Atlético Paranaense, até então único representante brasileiro na competição.
Nesta quarta-feira o clube perdeu por 4 a 1 do Pachuca no México. O time atleticano até que conseguiu abrir o placar, mas cedeu o empate e sem reação deixou os mexicanos fazerem mais 3 gols.
Copa Sulamericana
Num jogo marcado por brigas ficou decidido o outro finalista: é o Colo-Colo do Chile.
Agora fica a sensação de que o futebol brasileiro está em decadência. E está. Tudo começou na Copa do Mundo com o fiasco da seleção, mas ainda há uma réstia de esperança para que o futebol do Brasil volte a brilhar no cenário esportivo mundial. É o Internacional que jajá estará partindo à Toquio onde terá 180 minutos para trazer o título de time Internacional e acabar com as piadinhas grêmistas.
Os torcedores do Inter já estão dizendo que antes o clube era chamado de Municipal pelos torcedores rivais, e agora eles estão prontos para provarem que são de reputação mundial.

Mas mesmo assim fica aqui a congratulação para os jogadores do Atlético Paranaense que, pelo menos, chegaram até a semi-final do torneio.

O que mais intriga o futebol sulamericano é que nenhum brasileiro se quer disputou a final do torneio.
Ah, que saudades dos tempos da Mercosul, um campeonato muito respeitado e com grandes jogos. Até o SBT transmitia o torneio ao vivo de tanta emoção que era o campeonato.
Bons tempos aqueles em que os brasileiros, não só dominavam, mas faziam as finais. Em 1998, primeira edição, o Palmeiras levou a taça ao derrotar o Cruzeiro. O bi era pra vir em 1999 quando, na final contra o Flamengo, o Verdão perdeu e deixou escapar a chance da dobradinha na América. Já no ano seguinte a final foi mais dolorida para os palmeirenses. O título era muito certo quando, no intervalo do jogo, o Placar já marcava 3 a 0 contra o Vasco. Como havia empatado o primeiro jogo, o Palmeiras podia tomar até 3 gols para evitrar a derrota no tempo normal. É. Tomou os 3 e o jogo estava indo pros penaltis quando, Romário, o baixinho, que já havia feito 2 gols na partida, fez o 4º do Vasco e deu o título mas incrível que eu já vi na minha vida. Em 2001 o Flamengo foi vice ao perder para o San Lorenzo.
Ah.. que bons tempos aqueles. Isso sim era campeonato. Não esse desinteresse que é a Sulamericana.
E como disse hoje mesmo o jornalista Jorge Kajuru, o que vale a sulamericana? Vença a sulamericana e ganhe uma passagem para conhecer a cidade de Cajuru!

3 comentários:

André Alfieri disse...

Por isso mesmo
Os times brasileiros têm que continuar assim. Mas eu temo que a partir do próximo ano já não tenha mais finais brasileiras na Libertadores. A Seleção foi mal na Copa e isso tá azarando os times brasileiros. Digamos que até a Copa foi um bom momento (e muito bom), mas que tá caindo tá. Ainda não se percebe resultados dessa decadência tão visível mas o Gato Mestre já me avisou: "Se o Inter não vencer o Mundial, o futebol brasileiro será muito desvalorizado".
Além de tudo nenhum brasileiro é favorito ao prêmio da FIFA ao melhor jogador do ano. Os favoritos são Buffon e Cannavaro.

Thiago disse...

Concordo em partes com o Heder e em partes com o André. Sim, o futebol brasileiro não está decaindo e são muito altas as chances de algum time brasileiro estar na final da Libertadores 2007. E não, não concordo que a Mercosul era igual à Libertadores. A Mercosul era como "a segunda competição mais importante das américas" (iso levando em conta que os EUA não têm tradição no futebol, a não ser no americano). E outra, se o futebol brasileiro está desvalorizado é por causa da vaidade (pra não dizer viadagem) dos senhores Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Adriano, Cafú, Roberto Carlos entre outros) que estão com o c# atolado de dinheiro e não fazem mais P()%%@ nenhuma no campo. Agora, quando sentiu a água bater na bunda o doutor R. Carlos foi chorar pra Globo. Ah, pelamordeDeus... Vai dizer que aquilo na copa foi jogada ensaiada??!!! Ensaiada foi a cara de choro sem-vergonha deles na saída de campo... "Nada a declarar, nada a declarar" eles diziam. È CLARO QUE NÃO TEM NADA A DECLARAR!!!! Afundaram o futebol brasileiro por causa de dinheiro. E tem coragem de dizer que joga bola por amor à profissão. A façam me um favor vai!!!

André Alfieri disse...

eu concordo com o Heder...
quem falou que Libertadores = Mercosul...

o que eu disse é que a Mercosul é melhor que a Sulamericana...